Presidência da República – Ricardo Stucker

Datafolha: Para 38% da população brasileira Lula é ótimo ou bom e 30% o consideram regular

Pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (1º) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 38% de aprovação após os três primeiros meses de seu governo. 

Esse foi o número de pessoas que consideraram a gestão como ótima ou boa. Consideram a administração regular 30% dos entrevistados e 29% a definiram como ruim ou péssima. 3% não souberam responder. 

O índice de aprovação é melhor do que o de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), que tinha 32% de ótimo/bom nesse momento de seu mandato, em 2019. É também similar ao de outros presidentes em primeiro mandato, como Fernando Henrique Cardoso (39% em 1995), Fernando Collor (36% em 1990) e Itamar Franco (34% em 1992).

No entanto, a avaliação do terceiro mando fica abaixo de sua própria avaliação em 2003, quando tinha 43% de ótimo e bom, e de sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), que marcava 47% ao completar os primeiros noventa dias de governo. 51% dos entrevistados avaliam que Lula fez menos do que poderia, 18% acreditam que ele fez mais e 25% avaliaram que entregou o esperado. 

Quando perguntados sobre suas expectativas para o futuro do governo, 50% disseram acreditar que Lula fará um governo ótimo ou bom, 27% esperam um governo regular e 21%, ruim ou péssimo. 

O instituto entrevistou 2.208 eleitores entre os dias 29 e 30 de março em 126 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. 

Diante dos números, fica evidente que o presidente Lula tem atendido as expectativas do seu eleitorado, restando, porém, traçar novas estratégias para furar a bolha e convencer os que acham o início da gestão regular, ai então atingindo numericamente, mais de 60% de aprovação.