A luta pela recuperação de recursos hídricos no DF gerou credibilidade aos membros da ONG: SOS- Ribeirão que atuam na região de Sobradinho

Ribeirões, córregos e rios do DF, afluentes da Bacia do rio Paranaíba em Minas Gerais podem receber tratamento diferenciado já em 2020 mesmo em meio à pandemia causada pelo Coronavírus. Tal feito é resultado do trabalho dos membros da ONG, SOS- Ribeirão, com sede na cidade satélite de Sobradinho-DF, onde há mais de 10 anos, ambientalistas e demais colaboradores lutam pela revitalização do recurso hídrico que nasce e percorre um longo trecho dentro da cidade que lhe concede o nome.

A preocupação em cuidar das águas do Ribeirão Sobradinho fez dos colabores, membro do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba DF . Vale lembrar que aproximadamente 70% de toda a água que nasce nos limites do Distrito Federal desaguam na bacia do Paranaíba, seguindo seu curso até a bacia do Prata. Daí a importância dos cuidados com a “Caixa d’água” do Brasil, ou seja, garantir a qualidade das águas que nascem no Distrito Federal.

Avante como água corrente – o compromisso dos integrantes dos SOS- Ribeirão com recursos hídricos envolve a comunidade, estudantes de diversos níveis de escolaridade além de órgão como Agência Reguladora de Água Energia e Saneamento-ADASA/DF.  

Em abril deste ano, foi constituído o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba DF), ocasião em que se sacramentou o acompanhamento das demandas ambientais do Grupo de Trabalho-GT Ribeirão Sobradinho.

DF berço das águas, água berço da vida – Embora os trabalhos pela revitalização do Ribeirão Sobradinho seja um projeto piloto para o Comitê, os demais projetos que envolvam a revitalização de outros recursos que desaguam na bacia do Paranaíba serão bem aceitos, como afirma o presidente do SOS-Ribeirão, o professor aposentado Raimundo Barbosa. “Sempre buscamos dar apoio às pessoas que queiram participar no intuito de colaborar para que possamos juntos, melhorar as categorias dos recursos hídricos do DF para um bem maior, que é garantir cada vez mais água de qualidade. Esse é o nosso objetivo”, frisou Raimundo.

Buscamos dar apoio às pessoas que queiram participar no intuito de colaborar para que possamos juntos, melhorar as categorias dos recursos hídricos do DF.

Presidente da Ong SOS Ribeirão, Raimundo Barbosa, em Audiência Pública na Câmara Legislativa do DF .

O que é o Plano de Recursos hídricos? – O PRH Paranaíba-DF é um instrumento de gestão que deve ser considerado como base para outros planejamentos de atividades nas bacias dos afluentes do rio Paranaíba no DF. O objetivo é de atender aos múltiplos usos dessas águas, respeitando a capacidade de suporte das bacias hidrográficas.

o PRH ainda objetiva incentivar o sentimento de pertencimento do cidadão nas bacias hidrográficas abrangidas pelo CBH Paranaíba-DF e entorno, por meio da participação social na elaboração e execução do Plano.

Objetivos do GT Ribeirão Sobradinho

I- Viabilizar o diagnóstico para indicação das áreas prioritárias de fauna e flora a serem conservadas, proposição da poligonal mais adequada para manutenção e proteção dos processos ecológicos diagnosticados e a recriação das Unidades de Conservação no Ribeirão Sobradinho.

II- Viabilizar o diagnóstico visando à proposição de ações para futura revisão do enquadramento do Ribeirão Sobradinho.

FONTE: SOS Ribeirão