Caravanas organizadas por extremistas prometem invadir Congresso Nacional

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino autorizou neste sábado (7), a atuação da Força Nacional para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio contra atos de ameaça à democracia, convocados por extremistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas urnas e empreendeu fulga dois dias antes da transferência do poder executivo.  

Em declaração no Twitter, o ministro garantiu que “além de todas as forças federais disponíveis em Brasília, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”, declarou o ministro.

Tentativa de Golpe persiste – caravanas de bolsonaristas desembarcaram no QG do Exército em Brasília no último sábado (07), como registrou o portal Metrópoles. Depois da cerimônia de posse do presidente Lula, uma ação conjunta entre as forças policiais havia esvaziado o acampamento. Com as novas ameaças de invasão prevista para próxima segunda (09), o acampamento volta a receber manifestantes extremistas. Segundo organizadores, pelo menos 11 ônibus estão previstos para chegar ao local até a data da invasão pretendida.

Ameaça se tornou piada e viralizou – No entanto, o manifestante que postou áudio acabou virando piada por um erro de português. “Se preciso for, de maneira pacífica, ordeira, nós iremos, sim, invadir. Nós iremos, sim, entrar, nos entrar adentro da casa do povo, que é o Congresso”. 

“Vamos manter a sociedade informada. Pequenos grupos extremistas não vão mandar no Brasil”.

A portaria assinada pelo ministro autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública, para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, precavendo-se de atos antidemocráticos previamente planejados para os próximos dias na capital.

Mais cedo, Flávio Dino afirmou que está em diálogo com diretores gerais da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, onde estão definindo novas providências sobre atos antidemocráticos que podem configurar crimes federais.

Com informações: Metrópoles