Afastado do cargo por 90 dias, Governador pode ser responsabilizado por tentativa de golpe

Com a decisão tomada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes na madrugada desta segunda-feira (09), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) está fora do cargo por 90 dias. A vice-governadora, Celina Leão (PP) assume o governo sob intervenção do Governo Federal na área da segurança pública até 31 de janeiro, podendo o prazo ser prorrogado.

O ministro disse que o afastamento de Ibaneis se justifica diante do cometimento de crimes como: atos preparatórios de terrorismo, associação criminosa, dano, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

“A democracia brasileira não será abalada, muito menos destruída, por criminosos terroristas”.

Agenda Golpista – Desde a derrota eleitoral os bolsonaristas inconformados com o resultado das urnas ocuparam áreas do quartéis do exército em vários estados, sendo o mais estratégico, o que foi montado em frente ao QG do Exército em Brasília. Deste então, foram várias as convocações de golpes e as ações de atos terroristas na capital. Contudo, a Polícia Militar do Distrito Federal não tomou as medidas necessárias em nenhum dos episódios, sobretudo para impedir a invasão e a depredação das sedes dos três poderes na tarde do domingo (08).

Leniência e o Impeachment- Ibaneis é aliado de Jair Bolsonaro. Reeleito, entregou sua Secretaria de Segurança Pública a Anderson Torres, homem de confiança do ex-presidente. Ante os episódios, Ibaneis não tomou nenhuma providência. O governador foi orientado a não nomear o ex-ministro bolsonarista que no ato golpista, estava no Florida, EUA. Coincidência ou não, estado onde Bolsonaro está refugiado desde 28 de dezembro.

Para os deputados distritais do PT, PV e Psol, a conduta do governador Ibaneis Rocha é passível de impedimento. Em nota, o Partido dos Trabalhadores (PT) sugere o afastamento definitivo do governador e o secretário de segurança, para que a ordem se reestabeleça no DF.

Com informações: O Globo