Lewandowski toma posse no dia 1º quando colocará em prática a gestão para melhorar a segurança no país

O presidente Luíz Inácio Lula da Silva nomeou o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça e Segurança Pública. O documento, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22/1), detalha que Lewandowski começa a exercer oficialmente o cargo em 1º de fevereiro. No último dia 11 de janeiro, Lula havia anunciado o nome dele para ocupar a vaga de Flávio Dino. O presidente também comentou que o poder executivo não interferirá na pasta do ministro.

“A questão da segurança pública hoje representa um grande desafio.”

Segurança Pública como prioridade – Em entrevista concedida ao jornal O Globo antes da nomeação oficial, Lewandowski afirmou que a prioridade inicial da sua gestão no Ministério da Justiça será tratar da segurança pública, mantendo a linha que segundo ele, “correta”, como vinha sendo conduzida por Flávio Dino.

“A questão da segurança pública eu entendo como uma prioridade absoluta para o país e para o Ministério da Justiça e que, hoje, representa um grande desafio”, disse ao jornal.

Lewandowski é ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal- STF e assume no lugar de Flávio Dino, que ocupará uma cadeira na Suprema Corte, com posse prevista para 22 de fevereiro.

O Novo ministro já anunciou que manterá o chefe da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues no cargo. A avaliação do novo chefe é de que a PF tem atendido plenamente as investigações e ações envolvendo o ato golpista do dia 08 de janeiro, entre outra ações, além de atender as expectativa do presidente Lula.

Com informações : Metrópoles