As últimas eleições em países como Bolívia, Argentina, México e hoje, a histórica eleição da Colômbia comprovam o fracasso da extrema-direita

Com 50,47% dos votos, o povo colombiano definiu neste domingo (19), o economista Gustavo Petro como o primeiro presidente de esquerda depois de duas décadas de domínio da direita, que vinha à frente das decisões políticas desde a primeira eleição de Álvaro Uribe, em 2002. Petro teve mais de 11 milhões de votos em uma eleição histórica para o país.

O senador de esquerda Gustavo Petro, ex-prefeito de Bogotá e ex-guerrilheiro, teve uma disputa acirrada com o empresário Rodolfo Hernández, candidato populista de direita com um discurso antissistema. Hernández teve 47,27% dos votos.“Hoje é dia de festa para o povo, que se festeje a primeira vitória popular. Essa vitória para Deus e para o povo e sua história.”

“Hoje é dia de festa para o povo. Que se festeje a primeira vitória popular. Essa vitória é para Deus e para o povo e sua história.”

Petro foi o candidato mais votado no primeiro turno, com pouco mais de 40% dos votos. No segundo truno travou uma dura disputa com Hernández, que como estratégia para atrair votos de centro-direita, se rotulou como um “outsider antissistema”, embolando a disputa. 

A vitória de Gustavo Petro é o principal fruto da jornada de mobilizações que sacudiu o país nos últimos anos. Depois de quase vinte anos governada pela extrema-direita  a Colômbia elegeu o primeiro presidente de esquerda de sua história.

O atual presidente da Colômbia, Ivan Duque, telefonou para Gustavo Petro para parabenizá-lo pela vitória.

Com informações : CNN Brasil